«

Dec 03

Print this Post

Melhorando a sua Escrita Científica.

escrita cientifica

O desenvolvimento técnológico  e científico é uma atividade desenvolvida por vários profissionais (sejam eles mestrandos, doutorandos, docentes e pesquisadores) que para ser incorporada na cultura científica da sociedade deve ser amplamente divulgada fazendo com que a propagação das ideias resulte em novas descobertas e avanços.

Essa divulgação atualmente é realizada de diversas formas, como por exemplo, através de rádio, televisão, videos disponiveis na internet, mas o mais relevante meio de comunicação para a comunidade científica são as revistas científicas especializadas com corpo editorial formado por pesquisadores reconhecidos em suas respectivas áreas.

Essas revistas (e hoje muitas delas estão em formato eletrônico) constituem uma base de conhecimento tão importante que um dos critérios de avaliação de carreira docente na Universidade Brasileira ou mesmo para se conseguir recursos junto aos orgãos de fomento é o número de tabalhos publicados nessas revistas que possuem grande indíce de impacto científico.

Mas transformar vários anos de trabalho de pesquisa, um imenso conjunto de dados e análises  em um formato que possa ser publicado em uma revista de grande relevancia nacional ou internacional  (que são chamados de artigos científicos e tem toda uma estrutura de escrita própria) não é facil.

Aqueles que estão fazendo mestrado e tentando escrever um artigo pela primeira vez sabem disso. A estrutura de um artigo cientifico e a sua linguagem são bastante específicas. Alem da barreira da língua, uma vez que muitas dessas revistas adotam o idioma Ingles como padrão.

Para ajudar aqueles que necessitam escrever artigos científicos e para aqueles que querem melhorar o seu modo de escrever o Prof. Dr. Valtencir Zucolotto do Instituto de Fisica da Universidade de São Paulo elaborou um portal chamado Escrita Científica em que ministra um curso online e gratuito onde comenta vários aspectos que vão auxiliar tanto iniciantes como aqueles que já tem uma certa experiencia em escrever artigos.

O curso é totalmente online, não possui certificação, mas está aberto para ser realizado em qualquer época, bastando apenas baixar as apostilas e os vídeos de cada módulo e realizar as atividades indicadas.

Vale a pena conferir no site Escrita Científica mais informações que certamente ajudarão no desenvolvimento e produção de artigos científicos de alto impacto.

Permanent link to this article: http://wp.palmierinet.com/2013/12/melhorando-a-sua-escrita-cientfica/